A apanha do medronho

 

  A apanha do medronho, normalmente começa em Outubro. Tudo depende do verão e o que choveu nesse ano. Vai normalmente até Novembro, mas já aconteceu em anos de muito medronho, ir até Dezembro, Janeiro, por aí.

  O medronho é apanhado de um em um e à mão.

  Deve ser apanhado amarelinho ou vermelho.  Um forma de sabermos se medronho está bom para apanhar, é abrindo o mesmo. Se a grainha estiver preta, é porque já está bom.

  Isto, porque por vezes, o medronho até pode estar amarelo, mas não está bom.

  O medronho que está maduro "vermelhinho", rende muito mais.  Mais porque se for para vender é mais pesado. Se for para destilar dá mais aguardente.

  Desengane-se quem pensa que apanhar tudo é igual. Não é, e só nos estamos a enganar a nós próprios.

  Se queremos que a aguardente seja de boa qualidade, o melhor é apanhar mesmo os madurinhos.

  E só o medronho, paus e folhas não convém.

  Normalmente leva-se um balde que se coloca aos pescoço, com uma bandoleira. À medida que se vai enchendo, despeja-se para latas ou sacas.

  Apanhar o medronho não é tão fácil como parece. Porque o fruto é pequeno e para apanhar uma arroba, demora sempre um bom bocado, umas 2 a 3 horas com sorte. Se o Medronheiro estiver carregado e o medronho for "grado", apanha-se depressa. Mas quando o medronho é "miudinho" , haja paciência.

  Se tiver uma companhia é sempre melhor.

  Também, e para se ter uma ideia, o medronho vai-se apanhando de medronheiro em medronheiro. Ou seja, o medronho na está logo todo maduro na árvore. Vamos apanhando o maduro e deixamos os outros. Passados alguns dias voltamos ao mesmo medronheiro.

  Onde estão muitos medronheiros, faz-se um género de circuito, que se vai percorrendo com um intervalo de dias, para que a volta renda e valha a pena.

  Basicamente é isto. Se quiserem deixem os vossos comentários ou qualquer questão que eu possa ajudar não hesitem.

 

 

Tópico: A apanha do Medronho

Não foram encontrados comentários.
 

www.aguardentemedronho.com © 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode